segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Conferência de Comunicação de Rondônia elege 23 delegados que levarão propostas à Brasília

Conecom superou expectativas de público e registrou diversas propostas para setor

A Conferência Estadual de Comunicação de Rondônia (Conecom) encerrou suas atividades na última sexta-feira com um número de participantes que superou as expectativas da organização. Diversas propostas foram apresentadas e serão levadas à 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada de 14 a 17 de dezembro, em Brasília. Em Rondônia, os participantes destacaram a importância da conferência, primeira a discutir a Comunicação no estado.

Os 143 participantes da Conferência Estadual eram dos três segmentos prioritários: sociedade civil, representantes empresariais do setor e poder público. Eles debateram a Comunicação feita em Rondônia e no país, elaboraram propostas e novos rumos para se criar um marco regulatório desta área. “Não podemos esperar que as mudanças venham de cima para baixo, é preciso que elas aconteçam na base. E fiquei muito feliz com o que vi, com as pessoas, de diversos segmentos da sociedade e mesmo com algumas discordâncias, percebendo a importância de se discutir a comunicação no Brasil”, comentou, em um dos painéis da Conferência, o procurador do Ministério Público Federal, Ercias Rodrigues.

Os participantes da Conecom elegeram seus 23 delegados que defenderão em Brasília as propostas de Rondônia. São 10 delegados da sociedade civil, outros 10 da sociedade civil empresarial e mais três representantes do poder público.

As propostas apresentadas pelos participantes foram sobre os temas 'produção de conteúdo', 'meios de distribuição' e 'cidadania – direitos e deveres'. Entre elas estavam a redefinição das normas e políticas de concessões públicas para rádio e TV, proibição de monopólios e oligopólios, proibição de publicidade que cause prejuízos às minorias tradicionalmente discriminadas (negros, deficientes físicos, mulheres etc) e também proibição de propagandas destinadas a crianças e adolescentes.

Os estudantes e professores da Universidade Federal de Rondônia propuseram a regulamentação da profissão de jornalista, aumento da produção local e regional nas emissoras de televisão e também que elas exibam seus telejornais 'ao vivo' para todo o país. A justificativa para esta proposta é que em algumas cidades do Norte o fuso horário faz com que haja um atraso de até duas horas na retransmissão de informações. Pela proposta, a transmissão ao vivo seria restrita aos telejornais, necessitando adequações de horário nos outros programas não-jornalísticos e sujeitos à classificação indicativa.

Além das propostas, os participantes da Conecom formalizaram monções de repúdio ao governo estadual e à Assembléia Legislativa. Estes dois poderes deveriam ter convocado a Conferência Estadual de Comunicação, mas não o fizeram e deixaram expirar o prazo. Para ser realizada, a Conecom de Rondônia teve convocação feita pela comissão organizadora nacional do Ministério das Comunicações.

A relação de delegados eleitos já está disponível no Blog da Conecom: www.conecom.blogspot.com. Nos próximos dias serão disponibilizadas neste endereço todas as propostas de Rondônia para a Conferência Nacional de Comunicação.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário