domingo, 15 de novembro de 2009

Conecom de Rondônia termina com grande participação

A Conferência Estadual de Comunicação de Rondônia (Conecom-RO) encerrou suas atividades nesta sexta-feira com um número de participantes que superou as expectativas da organização. Uma das propostas que chamou mais atenção foi a que prevê a proibição de publicidade direcionada a crianças e adolescentes. Um pouco na direção do que disse Cleiton dos Santos, presidente do Sindicato dos Bancários de Rondônia: “A importância de uma conferência como essa é a possibilidade da sociedade propor alternativas para a área da comunicação no Brasil. Seja na produção, distribuição ou até no estabelecimento de regras sobre o que é consumido”. Essa e todas as outras propostas serão encaminhadas à 1ª Conferência Nacional de Comunicação (1ª Confecom).

Antes dos debates, três painéis de discussão explicaram um pouco dos três eixos temáticos da Confecom. O primeiro, apresentado pelo Procurador do Ministério Público Federal, Ercias Rodrigues de Sousa, e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Rondônia, Hélio Vieira, tratou do tema “Cidadania: direitos e deveres”; em seguida, o professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e mestre em Comunicação Social, Marco Bonito, foi o palestrante do segundo painel, “Meios de Distribuição”, no qual falou, entre outras coisas, a respeito da comunicação digital feita no Brasil hoje em dia; e, por último, os representantes da Confecom, Jonas Valente e Rosane Bertotti, discorreram sobre o tema “Produção de Conteúdo”.

“Nosso papel, aqui, é de indutor, incentivando a participação da sociedade, para que o debate aconteça. Não podemos esperar que as mudanças venham de cima para baixo, é preciso que elas aconteçam na base. E fiquei muito feliz com o que vi, com as pessoas, de diversos segmentos da sociedade e mesmo com algumas discordâncias, percebendo a importância de se discutir a comunicação no Brasil”, comentou o Procurador do Ministério Público Federal, Ercias Rodrigues.

O dia terminou com a eleição dos 23 delegados que representarão o estado na Conferência Nacional de Comunicação. Eles se dividem entre 10 da sociedade civil, outros 10 da sociedade civil empresarial e mais três representantes do poder público. Eles estarão presentes na 1ª Confecom, a ser realizada em Brasília, de 14 a 17 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Hoje também se iniciam as conferências de Minas Gerais e de Pernambuco. Ambas terão três dias para debaterem e concluírem suas propostas para a 1ª Confecom. A Conecom-MG elegerá 144 delegados e Pernambuco, 68. Eles representarão os estados na Conferência Nacional.

Fonte: www.confecom.com.br

Um comentário:

  1. quero parabenizar o Cleitn, presidente do Sindicato dos Bancários de Rondônia pelo afirmação“A importância de uma conferência como essa é a possibilidade da sociedade propor alternativas para a área da comunicação no Brasil. Seja na produção, distribuição ou até no estabelecimento de regras sobre o que é consumido”. Muito bom
    Evaniel

    ResponderExcluir