terça-feira, 3 de novembro de 2009

CONECOM É ADIADA PARA OS DIAS 12 E 13 DE NOVEMBRO


Conecom terá debates e escolhas de delegados para a Conferência Nacional


Porto Velho (RO)
26.10.2009


A Conferência Estadual de Comunicação (Conecom) foi adiada para os dias 12 e 13 de novembro, no Cetene, em Porto Velho. O motivo foi a mudança também na data da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), remarcada para os dias 14 e 17 de dezembro. A comissão organizadora do Conecom acredita que o adiamento será positivo para ampliar o debate de propostas e aumentar a participação de empresas, sociedade civil e poder público durante a Conferência. Hoje (26), na reunião preparatória para a Conecom, a comissão organizadora iniciou a proposição do regulamento interno da Conferência. A próxima reunião será no dia 29 (quinta-feira), às 9h, no Sindicato dos Bancários. A reunião é aberta à sociedade.

Os eixos temáticos das conferências estadual e nacional serão os mesmos: produção de conteúdo; meios de distribuição; cidadania, direitos e deveres. O tema que norteia as conferências é 'Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital'. O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia tem participado das discussões e reuniões preparatórias para a Conecom porque o tema envolve diretamente os interesses públicos. “A Conferência tratará da democratização da comunicação, sistema digital e emissoras comunitárias, controle social dos meios de comunicação, liberdade de expressão, entre outros temas. É de extrema importância a discussão de todos estes assuntos para conseguirmos no futuro uma sociedade mais plural, respeitadora das diversidades sociais e regionais, mais educada e melhor informada”, disse o procurador Ercias Rodrigues de Sousa.

A delegação rondoniense para a Confecom será composta por 23 delegados e seguirá os mesmos critérios de representatividade utilizados para a etapa nacional: 20% para o poder público (3 delegados), 40% para representantes de entidades empresariais (10 delegados) e 40% para integrantes de movimentos sociais (10 delegados). A eleição da delegação rondoniense ocorrerá durante a Conecom.

Poder público

A comissão organizadora da Conecom teve na semana passada uma reunião com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Odacir Soares, e levou informações sobre a Conferência e sua importância para Rondônia e para o Brasil. Os organizadores querem que o poder público em Rondônia participe da Conferência e por isto estão agendando visitas ao governo e à Assembléia Legislativa.
Conforme a resolução nº 6, do Ministério das Comunicações, a comissão organizadora da conferência de comunicação de Rondônia é composta, em nome do poder público, por Ely Bezerra de Salles (Prefeitura Municipal de Porto Velho). Representando a sociedade civil estão João Anselmo de Oliveira Cavalcante (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação do Estado de Rondônia), Itamar dos Santos Ferreira (CUT), Celestino Junior Quintino (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios de Rondônia), Mariane Bergnis Motta (União de Negros pela Igualdade Racial) e Maria Regina Azevedo dos Santos (Conselho Regional de Psicologia). Os representantes empresariais são Ricardo Borges Leite (Abrafix) e Fabio Hecktheuer (Sociedade de Cultura Rádio Caiarí Ltda.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário